Neste sábado, Salvador recebeu mais uma edição do evento Particulino à Beira Mar, realizado pelo Ponto de Cultura Forrosound. A iniciativa reuniu forrozeiros de todas as tribos em um dos cartões-postais da cidade, promovendo música, integração e valorização da cultura nordestina.
Com uma programação que incluiu a discotecagem da DJ Preta e apresentação do grupo Flor de Imbuia, o evento atraiu um público formado por moradores da capital e também de municípios vizinhos, como Lauro de Freitas e Camaçari. A diversidade do público e o clima de celebração tomaram conta da orla, transformando o local em um grande arraial urbano.
Produzido pela Mafua Produções, o Particulino contou com patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), apoio do ProCultura, da Prefeitura de Salvador.
Nas redes sociais, a DJ Preta, organizadora do projeto, compartilhou sua emoção ao ver o evento ganhando forma: “Me emocionei várias vezes nos últimos dias, principalmente vendo o Particulino à Beira Mar acontecendo com boa estrutura e uma equipe dedicada. Foi lindo ver os comerciantes abraçando o projeto, a comunidade participando e famílias inteiras com crianças curtindo a boa música, o Xamego e o amor que temos pelo forró”.
Preta destacou ainda que o local escolhido para o evento — um ponto turístico tradicionalmente lembrado apenas no verão — voltou a ser movimentado de forma afetiva e coletiva. O sucesso da ação reforça a força do forró como patrimônio cultural e instrumento de mobilização social, além de evidenciar a importância de políticas públicas voltadas à cultura como ferramenta de transformação e pertencimento”, conta.